quinta-feira, 1 de dezembro de 2011

Ceviche

Huuummmmm, a gastronomia peruana me encanta.

No meio de uma diversidade gastronômica como jalea, lomo saltado, chicharrón entre outros, o meu prato peruano preferido é o ceviche.

De acordo com o famoso wikipédia, "Cebiche, ceviche ou seviche, é um prato de origem peruana baseado em peixe cru marinado em suco de limão ou lima ou outro citrico. O essencial é que o pescado seja branco (sem muita gordura, nem músculo vermelho, como o sangacho do atum), mas de carne firme; camarão, lagosta ou mesmo polvo podem também ser usados.

Um importante ingrediente da preparação do Ceviche é o "leche de tigre", suco feito com o peixe marinado na lima com os outros componentes. O nome "leite" se deve à de cor branca e o "tigre" ao fato desse molho ser usado no Peru para curar "ressacas" e para dar força a quem o ingere.

Outros ingredientes “obrigatórios”, pelo menos no Peru onde é considerado o “prato nacional”, são a cebola e a pimenta. Ingredientes acessórios, mas aparentemente muito importantes naqueles países, são o abacate, o milho, ou a batata-doce, ou seja, um “legume” para dar mais “consistência” ao prato. A salsa, o coentro e outros "cheiros verdes" também são quase sempre utilizados".

Bueno, nas minhas tentativas bem sucedidas de preparar o ceviche, eu não usei o leite de tigre, e mesmo assim sempre ficou muy rico. Ele pode ser servido como aperitivo ou prato principal.

Segue a receita para quem quiser tentar.
Ela serve 2 ou 3 pessoas, depende da fome e da vontade de cada uma. hihihihi

Ingredientes:
1 kilo de peixe branco (tilápia ou robalo)
2 cebolas roxas
1 maço de coentro
1 beterraba
1 espiga de milho
5 limões
1 dente de alho
sal a gosto

Modo de preparo:
Limpe bem o peixe, corte-o em cubos e deixe-o descansar em uma tigela com água fria e filtrada.
No liquidificador, bata o suco dos 5 limões, o coentro, 3 cubinhos do peixe e o dente de alho e adicione uma pitadinha de sal.
Enquanto isso cozinhe a beterraba e o milho.
Assim que o suco do limão estiver pronto, jogue a água da tigela e substitua-a pelo suco do limão.
Deixe descansar por 5 minutos na geladeira para deixar o peixe cozinhar nesse molho.
O limão e o sal deve ser adicionado de acordo com o gosto de cada um. Tem gente que prefere o molho mais fraco.

A montagen do prato fica a critério de cada um. Você pode adicionar batata-doce e cortar a espiga de milho ao meio e colocar na borda do prato, e a cebola por cima do peixe, pode adicionar canchitas (Aaaamoooo) em sua receita, enfim deixar o prato com a sua cara. No prato da foto, optamos por decorar com beterraba e ao invés de deixar a espiga, cortamos os grãos e misturamos a cebola com o peixe.



Fica uma delíciaaa !!!
Bjs

Nenhum comentário:

Postar um comentário